DISCOGRAFIA



ALBUNS SOLOS - MOWTOWN

GOT TO BE THERE

Got to Be There é o primeiro álbum de estúdio solo gravado e lançado por Michael Jackson. Chegou às lojas distribuído pela Motown em 1972 e vendeu um pouco mais de 5 milhões de cópias.
A Motown lançou o álbum quase paralelo ao lançamento de um membro de uma outra famosa família, Donny Osmond. O álbum tem sucessos históricos do cantor como a faixa título e "I Wanna Be Where You Are", e gravações cover de músicas clássicas da época como, "Ain't No Sunshine" de Bill Withers, "Rockin' Robin" de Bobby Day, "You've Got A Friend" de Carole King e "Love Is Here And Now You're Gone" das Supremes. A Motown investiu no repertório romântico do cantor, já que as músicas dos Jackson 5 eram mais agitadas, algo que deu certo e durou em todos os álbuns solo do cantor na gravadora.

SET LIST :
1. Ain't No Sunshine
2. I Wanna Be Where You Are
3. Girl Don't Take Your Love From Me
4. In Our Small Way
5. Got to Be There
6. Rockin' Robin
7. Wings of My Love
8. Maria (You Were the Only One)
9. Love Is Here and Now You're Gone
10. You've Got a Friend

                                                                                                                                                                                    

BEN

Ben foi o segundo álbum de estúdio da carreira solo do cantor americano Michael Jackson. Lançado em agosto de 1972, sete meses depois de seu álbum de estreia, Got to Be There, viu sua faixa-título atingir o primeiro lugar nas paradas de sucesso do país, vendendo mais de um milhão de cópias.

O álbum mostrava um Jackson em crescimento tanto vocal quanto artisticamente. Várias músicas do álbum são baladas, um gênero que era raro no principal repertório dos Jackson 5, mas se tornaria marca registrada de Michael Jackson no curso da sua carreira solo de quatro décadas.

SET LIST :
1. Ben
2. The Greatest Show on Earth
3. People Make the World Go Round
4. We've Got a Good Thing Going
5. Everybody's Somebody's Fool
6. My Girl
7. What Goes Around Comes Around
8. In Our Small Way
9. Shoo-Be-Doo-Be-Doo-Da-Day
10. You Can Cry on My Shoulder

                                                                                                                                                                                    

MUSIC AND ME 

Music & Me foi o seu terceiro álbum solo , lançado em 13 de abril de 1973.
O álbum foi lançado num período difícil para Michael, pois estava entrando na adolescência e sua voz estava mudando. Influênciado por colegas de trabalho como Stevie Wonder e Marvin Gaye, Michael queria por suas próprias composições no álbum, mas a Motown não permitiu isso, começou então os primeiros desentendimentos com a gravadora que levou a saída dos Jackson 5 no futuro. Apesar de aparecer dedilhando um violão na capa do álbum, não foi permitido o cantor tocar nenhum instrumento no álbum.
Como os Jackson 5 estavam em turnê pelo mundo, a promoção do álbum foi limitada, chegando a vender somente 2 milhões de cópias. Assim como a maioria dos álbuns solo do cantor na Motown, Music & Me era composto de muitos covers de músicas já conhecidas, mas que mesmo assim fizeram grande sucesso ou se tornaram clássico na voz do pequeno Michael, como With a Child's Heart do também pequeno Stevie Wonder, All the Things You Are, Too Young de Nat King Cole eDoggin 'Around de Jackie Wilson.
Os grandes destaques do álbum que se tornaram clássicos foram With a Child's Heart, música que resumiu posteriormente a vida do astro, assim como Music and Me que resumiu a sua carreira. A canção Happy, também fez bastante sucesso posteriormente.
SET LIST :
1. With a Child's Heart
2. Up Again
3. All the Things You Are
4. Happy (a theme from Lady Sings the Blues)
5. Too Young
6. Doggin' Around
7. Johnny Raven
8. Euphoria
9. Morning Glow
10. Music and Me

                                                                                                                                                                                    

FOREVER MICHAEL

Forever, Michael é o quarto álbum de Michael Jackson pela Motown como parte de um acordo de recisão de contrato em 1975. O grupo Jackson 5, formado pelo cantor e quatro irmãos, estava deixando a gravadora e assinaria com a Epic para conquistar o direito de compor e produzir as próprias canções. Devido às circunstâncias do momento, o álbum deixou de ser prensado em uma dezena de países e sofreu os efeitos de uma publicidade pouca e deficiente.
Em 1974, o Jackson 5 havia retornado ao topo das paradas com os sucessos "Get It Together" e "Dancing Machine", parcialmente devido à insistência do pai e empresário do grupo, Joe Jackson, para que a Motown incorporasse o funk ao som dos irmãos . A fórmula, apesar de bem-sucedida, não foi adotada em Forever, Michael, um álbum produzido essencialmente pelos irmãos Edward e Brian Holland, responsáveis por canções das Supremes ("Stop! In the Name of Love") e Four Tops ("I Can't Help Myself").
Nos Estados Unidos, duas das dez faixas do álbum foram lançadas como compacto: "We're Almost There" e "Just A Little Bit Of You". No Reino Unido, como na maioria dos países Europeus, nenhuma das canções de Forever, Michael chegou às lojas. O terceiro compacto americano, "One Day In Your Life", terminou cancelado. No Brasil, a faixa foi lançada às rádios e acabou como um dos maiores sucessos da carreira de Michael, depois de entrar para a trilha-sonora da novela Cuca Legal, da Rede Globo.

Com o sucesso internacional do álbum Off The Wall pela Epic em 1980, a Motown deu nova chance à música em 1981, levando às lojas um compacto de "One Day In Your Life" seis anos depois do lançamento original. A canção se tornou o primeiro compacto do astro a chegar ao topo das listas no Reino Unido e conquistou a posição máxima também na África do Sul, Bélgica, Irlanda e Holanda. O sucesso levou ao subseqüente lançamento de "We're Almost There" em vários paísesEuropeus.

SET LIST :
1. We're Almost There
2. Take Me Back
3. One Day in Your Life
4. Cinderella Stay Awhile
5. We've Got Forever
6. Just a Little Bit of You
7. You Are There
8. Dapper Dan
9. Dear Michael
10. I'll Come Home to You

                                                                                                                                                                                    

ÁLBUNS COMO ARTISTA ADULTO

OFF THE WALL

Off the Wall é o quinto álbum de estúdio solo do famoso cantor e compositor norte-americano Michael Jackson, lançado em 10 de agosto de 1979 pela gravadora Epic Records, após a performance bem recebida pela crítica de Jackson no cinema, em The Wiz. Michael havia se aproximado do produtor musical Quincy Jones enquanto trabalhava naquele projeto, tornando-se seu amigo, e Jones concordou em participar do seu próximo álbum de estúdio. As sessões de gravações ocorreram entre dezembro de 1978 e junho de 1979, em diversos estúdios na cidade de Los Angeles, na Califórnia.
No disco, Michael, que estréia como compositor, assina três faixas; uma delas, "Don't Stop 'Till You Get Enough", lançada como compacto em 79, lhe renderia o primeiro Grammy desde o início da década, o de "Desempenho Vocal R&BMasculino", um ano depois. O álbum inclui ainda canções de Paul McCartney ("Girlfriend"), Stevie Wonder ("I Can't Help It") e Rod Temperton ("Rock with You", "Off The Wall" e "Burn This Disco Out"). Na faixa "It's The Falling In Love", Michael divide vocais com Patti Austin. Jackson recebeu críticas positivas por sua performance vocal no álbum, e com ele se tornou o primeiro artista solo a ter quatro singles do mesmo álbum chegarem ao top 10 da Billboard Hot 100. O álbum também foi um sucesso comercial, e até hoje recebeu sete discos de platina, e vendeu 20 milhões de cópias ao redor do mundo.
Em 16 de outubro de 2001 uma edição especial de Off the Wall foi lançada pela Sony Records. Críticas recentes do site Allmusic e da revista Blender continuaram a louvar o álbum por seu apelo em pleno século XXI. Em 2003 o álbum ocupava a 68.ª posição da lista de 500 maiores álbuns de todos os tempos da revista Rolling Stone. A National Association of Recording Merchandisers listou o álbum na 80.ª posição entre os seus "200 álbuns definitivos de todos os tempos" e, em 2008, Off the Wall foi nomeada para o Grammy Hall of Fame. O álbum está na lista dos 200 álbuns definitivos do Rock and Roll Hall of Fame.

Off The Wall é seguido pelos seguintes álbuns, que transformariam Michael na lenda e no gênio da música que é nos dias de hoje: Thriller (1982), Bad (1987), Dangerous (1991) e HIStory (1995).

SET LIST :
1. Don't Stop 'Til You Get Enough
2. Rock with You
3. Working Day and Night
4. Get on the Floor
5. Off the Wall
6. Girlfriend" (McCartney)
7. She's out of My Life
8. I Can't Help It
9. It's the Falling in Love
10. Burn This Disco Out

                                                                                                                                                                                    


THRILLER


Thriller é o sexto álbum de estúdio do Rei Michael Jackson. Foi lançado em 30 de novembro de 1982 pela gravadora Epic Records, como sequência a Off the Wall, álbum de 1979 que foi um grande sucesso de crítica e público. Thriller explora gêneros semelhantes aos que foram abordados em Off the Wall, como o pop, soul, R&B, rock e o pós-disco.
As sessões de gravação ocorreram entre abril e novembro de 1982, nos Estúdios Westlake, em Los Angeles, Califórnia, com um orçamento de 750.000 dólares, e o auxílio do produtor Quincy Jones. Jackson compôs quatro das nove faixas deThriller. Em pouco mais de um ano, o álbum se tornou - e continua a ser, até 2010 - o álbum mais vendido de todos os tempos, com vendas estimadas por diversas fontes entre 65 e 110 milhões de cópias ao redor do mundo, e está empatado com o álbum Their Greatest Hits (1971-1975), da banda Eagles, como o álbum mais vendido nos Estados Unidos. Sete das nove canções do álbum foram lançadas como singles, e todas chegaram às dez primeiras posições da Billboard Hot 100,parada de sucessos da revista americana Billboard. O álbum conquistou um recorde de sete Prêmios Grammy em sua edição de 1984. O livro Guinness dos Recordes o lista como o mais vendido da história, adquirido por mais de 140 milhões de pessoas até 2006.
Thriller solidificou o status de Jackson como um dos principais pop stars do fim do século XX, e lhe permitiu derrubar barreiras raciais através de suas aparições na MTV e encontros com o presidente americano Ronald Reagan, na Casa Branca. O álbum foi o primeiro a usar com sucesso o videoclipe como ferramenta promocional - os videoclipes de "Thriller", "Billie Jean" e "Beat It" eram exibidos constantemente na MTV, e foram considerados "inovadores" para a época.
Em 2001 uma edição especial do álbum foi lançada, que contém entrevistas adicionais (em áudio), uma gravação demo de "Billie Jean", e as canções "Someone in the Dark" e "Carousel". Em 2008 o álbum foi relançado como Thriller 25, com remixagens nas quais participaram artistas contemporâneos, uma canção inédita e um DVD.

Thriller ficou na vigésima posição da lista dos "500 Melhores Álbuns de Todos os Tempos" feita pela revista Rolling Stone em 2003, e foi classificada pela National Association of Recording Merchandisers na terceira posição de sua lista de 200 Álbuns Definitivos de Todos os Tempos. O videoclipe de "Thriller" foi preservado pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos no seu Registro Nacional de Gravações, por ser considerado "culturalmente significativo". O álbum também foi incluído na lista dos 200 álbuns definitivos feita pelo Rock and Roll Hall of Fame.

SET LIST :
1. Wanna Be Startin' Somethin'
2. Baby Be Mine
3. The Girl Is Mine
4. Thriller
5. Beat It
6. Billie Jean
7. Human Nature
8. P.Y.T. (Pretty Young Thing)
9 The Lady In My Life

                                                                                                                                                                                    

BAD

Bad é o sétimo álbum de estúdio em carreira solo lançado por Michael Jackson pela Epic em 31 de agosto de 1987, que figura como a última das três colaborações do cantor com o produtor Quincy Jones. Nos anos 1980, recebeu críticas severas da imprensa e foi considerado pouco ousado na comparação com álbuns anteriores do astro, principalmente em comparação à Thriller, seu álbum anterior de 1982 — O mais vendido e bem sucedido de todos os tempos.
Em contrapartida, porém, foi bem recebido pelo público e vendeu 35 milhões de cópias em todo o mundo. Estreou em 1º das paradas de sucesso em 25 países , e permaneceu, durante algum tempo, como o segundo disco mais vendido da história.
Compositor talentoso, Michael gravou o álbum em um período de três anos, se dedicando especialmente à composição. Nove das onze canções de Bad são de autoria dele. Entre os colaboradores estão Stevie Wonder, com quem Jackson divide vocais na canção "Just Good Friends", e Siedah Garrett, que canta com ele em "I Just Can't Stop Loving You".
No álbum, Michael experimentou escrever sobre temas bem inusitados. Algumas letras geraram polêmica. Em "Smooth Criminal", o astro relata a história de uma mulher vítima de violência sexual. Já "Dirty Diana" fala das groupies, jovens que tentam cultivar intimidade com ídolos em troca de fama e dinheiro. Muitos acreditavam que a Diana da canção era, na verdade, Diana Ross, com quem Jackson tinha cultivado amizade no passado e havia se distanciado.
Um recorde de nove canções foram lançadas como compacto durante a divulgação de Bad. Cinco delas chegaram à primeira posição nos Estados Unidos: "I Just Can't Stop Loving You", "Bad", "The Way You Make Me Feel", "Man in the Mirror" e "Dirty Diana". Foi a primeira vez que um artista colocou cinco músicas de um mesmo álbum em 1º lugar na história da música. Uma sexta canção, "Another Part of Me", ainda chegou ao topo da lista de black music.
O primeiro vídeo filmado para promover o álbum foi da faixa-título, "Bad". O curta-metragem de 18 minutos foi dirigido por Martin Scorsese e conta com a participação de Wesley Snipes. Quando o clipe estreou na televisão, em 31 de agosto de 1987, gerou grande controvérsia, especialmente por causa das alterações na aparência do cantor. Michael ainda gravou outros oito vídeos para faixas de Bad. Canções como "Smooth Criminal" e "Leave Me Alone" ganharam versões para a TV quando incluídas no musical Moonwalker, um longa-metragem lançado pelo astro em 1988.

SET LIST :
1. Bad
2. The Way You Make Me Feel
3. Speed Demon
4. Liberian Girl
5. Just Good Friends (Duet with Stevie Wonder)
6. Another Part of Me
7. Man in the Mirror
8. I Just Can't Stop Loving You
9. Dirty Diana
10. Smooth Criminal
11. Leave Me Alone

                                                                                                                                                                                    

DANGEROUS

Dangerous é o oitavo álbum de estúdio lançado por Michael Jackson pela Epic em 1991 que figura como o segundo melhor desempenho de vendas da carreira do cantor. Até 2002, Dangerous vendeu mais de 38 milhões de cópias ao redor do globo, segundo estimativas da gravadora. O álbum marca o término da parceria de 12 anos entre Jackson e Quincy Jones na produção, que nesse disco fica a cargo, essencialmente, de Teddy Riley. Dangerous figura como o álbum de um artista masculino mais vendido da década de 1990, e o álbum de New Jack Swing mais bem sucedido de todos os tempos. Este álbum está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.
É a primeira coleção de músicas inéditas lançada pelo astro nos anos 90 e o primeio álbum distribuído como parte do incrível contrato recorde de US$ 1,089 bilhão (que perdura até hoje como o maior valor já pago para um cantor na história da música) firmado entre Jackson e a Sony em 1990. Dangerous reúne 14 canções e gerou nove compactos, incluindo três números um nos Estados Unidos: "Black or White" (Rock), "Remember the Time" (R&B) e "In The Closet" (R&B). Outras canções, como "Heal The World" e "Will You Be There", tema do filme Free Willy (1993), também se tornaram imeditamente reconhecidas, ou ainda faixas não tão populares no grande público, mas que se tornaram enormes secessos de New Jack Swing/R&B como: "Jam" e "Dangerous".

SET LIST :
1. Jam
2. Why You Wanna Trip On Me
3. In The Closet
4. She Drives Me Wild
5. Remember The Time
6. Can't Let Her Get Away
7. Heal The World
8. Black Or White
9. Who Is It
10. Give In To Me
11. Will You Be There
12. Keep The Faith
13. Gone Too Soon
14. Dangerous

                                                                                                                                                                                    


HISTORY: PAST, PRESENT AND FUTURE - BOOK I

HIStory: Past, Present & Future – Book I, frequentemente chamado apenas de HIStory, é um álbum duplo lançado por Michael Jackson pela Epic em 1995 que reúne trinta canções. No primeiro disco --HIStory Begins--, uma seleção de quinze sucessos remasterizados. No segundo --HIStory Continues--, a primeira coleção de músicas inéditas lançada pelo cantor desde o álbum Dangerous, de 1991. O álbum já vendeu mais de 20 milhões de cópias em todo o mundo, tornando-se o álbum duplo mais vendido de todos os tempos.  A semi-coletânea recebeu seis indicações ao Grammy Award de 1996.

SET LIST :
Disco 1 :
1. Billie Jean
2. The Way You Make Me Feel
3. Black Or White
4. Rock With You
5. She's Out Of My Life
6. Bad
7. I Just Can't Stop Loving You
8. Man In The Mirror
9. Thriller
10. Beat It
11. The Girl Is Mine
12. Remember The Time
13. Don't Stop 'Til You Get Enough
14. Wanna Be Startin' Somthin'
15. Heal The World
Disco 2 :
1. Scream (Duet with Janet Jackson)
2. They Don't Care About Us
3. Stranger In Moscow
4. This Time Around
5. Earth Song
6. D.S
7. Money
8. Come Together
9. You Are Not Alone
10. Childhood
11. Tabloid Junkie
12. 2 Bad
13. HIStory
14. Little Susie
15. Smile

                                                                                                                                                                                    

INVECIBLE

Invincible é o décimo álbum de estúdio de Michael Jackson lançado pela Epic Records em 2001, que reúne dezesseis canções inéditas. Foi a primeira coleção de canções inéditas lançada pelo astro em dez anos, e tem como convidados o guitarrista Carlos Santana, a cantora Brandy e contém ainda um rap póstumo de Notorious B.I.G.
Nas canções "Unbreakable", "You Rock My World", "Break of Dawn" e "Threatened", Jackson assume a execução rítmica, tocando todos os instrumentos musicais.
O álbum estreou no primeiro lugar entre os mais vendidos em treze países, incluindo Estados Unidos, Inglaterra, Austrália e França. O lançamento de Invincible foi seguido pelos compactos de "Butterflies" na América e de "Cry" na Europa, Ásia e Oceania. Apesar de ter vendido mais de 13 milhões de cópias o álbum foi considerado pela crítica um fracasso comercial comparado aos trabalhos anteriores. Desentendimentos entre Jackson e a diretoria da Sony Music levaram à interrupção da divulgação de Invincible pouco depois do Natal de 2001.
O álbum recebeu elogios da crítica e foi votado pelos leitores da Billboard como o melhor da década.

SET LIST :
1. Unbreakable
2. Heartbreaker
3. Invincible
4. Break Of Dawn
5. Heaven Can Wait
6. You Rock My World
7. Butterflies
8. Speechless
9. 2000 Watts
10. You Are My Life
11. Privacy
12. Don't Walk Away
13. Cry
14. The Lost Children
15. Whatever Happens
16. Threatened

2 comentários:

  1. Uma Discografia Mais que Perfeita , prova disso são as vendagens sobre-naturais que cada um atingiu ...

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto do álbum Triller. Quando ouço as músicas dá vontade de dançar. Acho que ele sempre será um artista completo. Único porque era cantor , dançarino e coreografo. Quem pode esquecer do clipe Triller? Ele deu um show .... grande talento!

    ResponderExcluir